Igrejas somente em casas?

Apareceu há alguns dias uma pergunta no Facebook sobre igrejas nas casas: "Alguns irmãos em Cristo acham que as igrejas deveriam reunir-se apenas em casas. O que vocês dizem sobre isso?" Damos aqui a nossa resposta a esta pergunta, pois o assunto é de grande interesse para o nosso trabalho aqui.

Afirmar que as igrejas deveriam se reunir apenas em casas cria uma restrição maior do que a exigência bíblica. Portanto, constitui-se um farisaísmo moderno. Nos primeiros dias da igreja em Jerusalém, por exemplo, além de encontrarem-se nas casas, os discípulos se reuniam na área do templo.

Em Éfeso, Paulo e os discípulos se reuniram na escola de Tirano, após, evidentemente, fazerem reuniões dentro da própria sinagoga dos judeus, At 19.8-10. Paulo continuou com Tirano durante dois anos. Não há informações por quanto tempo os discípulos continuaram lá após a saída do apóstolo, mas não seria fora da possibilidade a continuidade das reuniões cristãs na escola de Tirano por muito tempo.

Estes dois exemplos mostram que a restrição apenas às casas não procede em termos do Novo Testamento. Também já ouvimos que, se não se reúne nas nas casas, a "Igreja de Cristo" se torna uma denominação por isso. Tal atitude fala onde a Bíblia não fala.

Cremos que as congregações fazem bem quando se reúnem nas casas. Começamos em janeiro de 2014 uma nova congregação no nosso lar. As vantagens são grandes. Podemos dedicar o nosso tempo e toda a oferta dos irmãos às necessidades entre nós e à pregação do evangelho. Poderemos alcançar pessoas que nunca entrariam em prédio de igreja. Mas exigir que todos façam isso é ir além do que está escrito. A igreja muito bem pode se reunir numa escola, numa sala alugada, ao ar livre, ou numa estrutura por ela edificada e dedicada.

No Novo Testamento a igreja tem o mandamento de se reunir. (Ver Hb 10.25ss, por exemplo.) A reunião dominical não é facultativa. Temos exemplos aprovados de tais reuniões. Mas não há mandamento específico quanto a local de reunião. Nem existe exemplo único dentro do Novo Testamento, como se vê acima, de reuniões que ocorrem em um único tipo de local. Cada congregação, portanto, fica à vontade de determinar por ela mesma a melhor opção para seu local (ou locais) de reunião.

5 responses
As pessoas precisam entender que a igreja é composta por pessoal salvas, redimidas pelo sangue de cristo, não é o local que faz a igreja e sim a condição em que se encontram as pessoas ou seja, se um grupo redimido dos seus pecados pelo batismos em Nome de Jesus se reuni regularmente para adorar ao SENHOR que os resgatou com seu próprio sangue, ai está estabelecida a igreja de cristo. Onde esse grupo se reúne não tem a menor importância, se é ao ar livre, escola, casa, prédio, etc... O importante é que os membros tenham a atitude correta, que se reúnam para adorar ao SENHOR em espírito e em verdade perseverando na sã doutrina, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, tendo comunhão e expressando o amor uns pelos outros; e no primeiro dia da semana ofertando voluntariamente para poder suprir as necessidades dos irmãos menos favorecidos, usando os valores das ofertas voluntárias de forma que honre o nome do SENHOR, também devem se reunir no primeiro dia da semana para celebrar a ceia em memória ao sacrifício de cristo. Abraços Fraternos!!
Concordo com o pensamento do Miroel Dias Franco. E coloco o meu pensamento; será que é exigencia bilbica as escolinhas dominicais? não vejo a poio das escrituras pra isso, no entanto isso acontece. é importante também lembra do alto funcionario da étiopia que foi batizado por Felipe e que depois do batismo seguiu viajem feliz da vida, e abiblia não relata que ele iria reunir no templo-A ou no templo-B, sabe-se que ele se batizou depois do entendimento que teve naquele momento atravez de Felipe, e que depois do acontecido seguiu viajem. Podemos sim fazer uma boa reflexão de onde ele iria congregar!, se era numa casa, ou em um templo precisamente. Eu acredito que ele intendeu a mensagem de Cristo, assim como o nosso irmão Estevão entendia. Boa noite a todos!
Oi, Ayrton, obrigado pelo comentário. Quanto à escola dominical, ela nada mais é do que o ensino bíblico, que é autorizado a qualquer hora. A divisão em classes permite que o ensino seja adequado à idade ou à situação de vida do aluno. Assim, pode se tornar um meio eficaz de ensinar a Palavra de Deus.
as reuniões somente nas casas restringem a figura bíblica de presbíteros.
Oi, Luiz, de que forma? A maioria das igrejas no NT se reuníam nas casas, e parece que não houve nenhuma restrição quanto a isso. Então, estou um pouco perplexo quanto à sua afirmação. Confesso estar preocupado se esta forma de trabalhar não dificulta o estabelecimento do presbitério, por questão simples de números. (Talvez seja a isso que você se refere.) Por outro lado, como nas casas é possível trabalhar de tal forma a desenvolver melhor a capacidade dos homens servirem à igreja, poderia haver uma vantagem aqui também.