Pergunta: É possível estar bem com Deus quando a gente está fora da igreja? Ou, em outras palavras, pode abandonar a igreja sem abandonar Deus?
Resposta: Ao longo dos anos, ouvimos não poucas vezes a afirmação de que a pessoa afastada da igreja nunca deixou de se afastar de Deus. Tal crença é equivocada ao extremo e mostra total ignorância do plano de Deus, pois a igreja está no centro do plano de salvação dele.
Ninguém pode amar a Deus sem amar aos seus filhos e ninguém pode amar aos filhos de Deus fora da igreja, pois é na igreja onde os filhos de Deus se fazem presentes. É na igreja onde se exerce os dons de Deus para a edificação, 1Co 14.12. Quem faz pouco caso da igreja despreza também a cabeça dela, que é Cristo, que deu sua vida por ela e é o seu Salvador, Ef 5.23ss. A obra de Cristo visou a criação de um povo, At 20.28, Tt 2.14. A herança eterna é para ser recebida "entre todos os que são santificados" At 20.32.
A passagem de Hebreus 10.23-31 mostra que o abandono da igreja conduz à perdição da alma, pois não existe mais sacrifício pelos pecados para quem se afasta da igreja.
23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. 24 E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. 26 Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, 27 mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. 28 Quem rejeitava a Lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. 29 Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? 30 Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”. 31 Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
No verso que segue imediatamente ao mandamento de não deixar de reunir-se como igreja, no verso 25, o autor afirma que não existe mais perdão dos pecados, mas apenas condenação. Isso porque o abandono da igreja significa o abandono de Cristo. E quem se afasta de Cristo também se afasta do seu Pai celestial.