Notas de leitura 2013-dez-28

Abaixo, algumas notas após a leitura bíblica de hoje. A minha leitura é feita na NVI.

Mateus 19.8 — Na velha aliança houve concessões "por causa da dureza de coração" do povo. Hoje, Deus transforma o nosso coração. Por isso, não há mais concessões. Ele espera que observemos o propósito original do seu plano para a humanidade.

Gênesis 19.30-38 — A bebida alcoólica é instrumento para fazer o mal. Tanto que o Brasil e outros países estabeleceram tolerância zero para o álcool nos motoristas. Como podemos justificar seu uso por cristãos?

1 Coríntios 3.22 — Paulo escreveu que "todas as coisas são de vocês, (...) o presente ou o futuro". Ele não incluiu o passado. Por que será?

Tito 1.10-11 — Da mesma forma que "é necessário" que o supervisor tenha certas qualidades (v. 7), também "é necessário" que os insubordinados sejam silenciados, isto é, não sejam permitidos que tenham espaço entre os irmãos para espalhar suas mentiras. (Nos dois versículos é o mesmo termo grego: dei.)

Jó 19.26 — Os antigos tinham alguma ideia, por mais básica que fosse, das vida após a morte. Jó esperava ver Deus "depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne". (Os egípcios antigos também mostravam uma concepção de vida após a morte.) Alguns espertos, evidentemente seguindo a teoria da evolução da religião, acham que a ideia seja algo moderno.

Salmo 19.12-13 — A Bíblia fala dos pecados de omissão e de comissão. Este salmo fala dos pecados desconhecidos e dos intencionais. Uma outra maneira de olhar. De qualquer maneira, todos os pecados precisam de absolvição.

Provérbios 19.22 — A primeira linha do versículo apresenta dificuldades mas parece que NVI e NBV acertam. Mas pode ser tanto: "o que um homem deseja é o amor constante"; ou, "o que se deseja num homem é o amor constante". O verso procura incentivar em todos o amor fiel (hebraico: hesed) ao invés da falsa amizade.

Josué 19.47 — Quem desiste diante das dificuldades deixa de herdar a sua parte, e acaba aceitando menos do que devia. A tribo de Dã se deixou intimidar com a resistência dos cananitas. Ficaremos como eles?

Isaías 19.23-25 — Paz entre Egito e Assíria? Quando é que Deus chamaria os egípcios de "meu povo" e Assíria de "obra de minhas mãos", junto com Israel como "minha herança"? Em Cristo.

Atos 19.3 — O batismo (imersão) é algo que é recebido.* Indica, de um lado, uma decisão da pessoa de se submeter ao ato. Por outro lado, mostra que ninguém se batiza, mas se coloca nas mãos de uma pessoa para que seja feito. Os judeus se auto-batizavam. O exemplo de Cristo e dos primeiros cristãos mostra que a imersão em Cristo é administrada por outro. Ela não é, portanto, uma obra humana.

Atos 19.32, 39, 41 — "Igreja" (ekklesia) era um termo corrente entre os que falavam a língua grega, no primeiro século. Significa "assembleia, reunião". Aqui, uma assembleia de boa parte da cidade de Éfeso, "em confusão". Mas a assembleia de Cristo deve sempre proceder com ordem (ver Tito 1). Muitas denominações gostam de assembleias bagunçadas. Nada têm de Cristo. Viraram assembleias quaisquer.

*A frase literalmente diz: em que foram batizados? O termo "receber" não aparece no verso 3. A forma passiva do verbo "batizar" confirma a validade dos dois pontos acima.

James Randal