Mateus 20.11-16 — A nossa ideia de justiça é distorcida. O Senhor mostra misericórdia e nós achamos injusto da parte dele. O princípio do v. 16: "Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos", não conflita com a verdade que com Deus não há parcialidade.
Gênesis 20.16 — Até os pagãos tinham noção da ideia de "reparar a ofensa", como Abimeleque faz com Sara, mesmo ele sendo inocente. Mas não queria deixar nenhuma dúvida quanto a Sara "diante de todos os seus". Parte do arrependimento é acertar, dentro do possível, o que foi feito de errado. (Outro exemplo: Zaqueu.)
1 Coríntios 4.6 — Chavão entre os cristãos: "Não ultrapassem o que está escrito", Paulo aplica à situação de exaltar os mestres e enviados de Cristo. Tão conhecido o slogan, que o apóstolo nem precisava explicar, mas usou com base do seu argumento aqui. Que recuperemos esta verdade e sua prática entre nós!
Tito 2.14 — Quem diz que a igreja não faz parte integrada da mensagem do evangelho?! A entrega de Cristo da sua vida na cruz foi "a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu". Ligada à própria Cruz é criação do seu povo. E que povo é este? Nesta era de tantas falsificações, as pessoas precisam saber, e precisam saber identificar quem é este povo. Da mesma forma que Filipe ensinou sobre o batismo quando ensinava sobre Jesus, Atos 8, é preciso ensinar sobre a igreja ao evangelizarmos as pessoas.
Jó 20.3 — Depois de Jó contestar as afirmações dos seus amigos, Zofar se exalta: "Ouvi uma repreensão que me desonra, e o meu entendimento faz-me contestar". Ao invés de aprender da situação de Jó, ele futilmente se agarra as suas ideias. Não aceita a correção, as se ofende com a verdade. Muitos hoje merecem o nome de Zofar.
Salmo 20.4 — Qual o desejo do coração do rei, e quais os seus planos, se não de glorificar o Deus de Israel? A batalha seria do Senhor e não do rei. Quando nosso desejo é o de exaltar ao Senhor e os nossos planos são para levar adiante o trabalho do reino celestial, podemos afirmar os mesmos sentimentos deste verso.
Provérbios 20.9 — Se há uma pessoa que o Senhor detesta, é o arrogante. E nenhuma arrogância pior do que aquele que recusa reconhecer seus erros e admitir a sua pecaminosidade.
Josué 20.1-9 — As cidades de refúgio eram mais um mecanismo estabelecido por Deus para resguardar a justiça e proteger a vida inocente entre o povo de Israel. A bondade divina continua zelando pelo bem do seu povo.
Isaías 20.1-2 — O profeta Isaías vira uma ilustração ambulante do que Deus faria contra o Egito e a Etiópia. A nudez significa profunda vergonha. Ainda hoje.
Atos 20.6-7 — Por que Paulo, com pressa para chegar em Jerusalém, demora sete dias em Trôade? Por que esperou até o dia do Senhor para poder comer com os discípulos daquela cidade a ceia do Senhor. Estamos dispostos a esticar a nossa agenda para valorizar o tempo com os santos aos domingos?