Algumas notas da minha leitura bíblica de hoje.
Mateus 23.8-10 — Mestre - Pai - Chefe. Pelo número pequeno desta lista, talvez seja difícil uma conclusão certa, mas é interessante que "pai" é o elemento central desta lista, como também o é em Mt 19.29.
Mateus 23.16-20 — Estrutura quiástica: santuário, altar X altar, santuário.
Gênesis 23 — A história da negociação e da compra do campo de Efrom por Abraão para sepultar Sara ressalta que a promessa da terra estava ainda longe de ser cumprida.
1 Coríntios 7 — Surpreendente a liberdade sexual entre marido e esposa, igualdade neste aspecto entre os dois, vv. 1-7. Depois, Paulo trabalha com o impulso quase universal de querer mudar as condições de vida. O importante não é a situação em que vivemos, mas sim "o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus" v. 19.
Tiago 1.21 — Dois lados para produzir a justiça de Deus: livrar-se de toda impureza e aceitar humildade a palavra implantada. Esta palavra tem poder para salvar. A palavra, que hoje chega a nós na Bíblia, não é apenas revelação, mas também poder para a salvação e a transformação.
Jó 23.12 — O homem de Deus continua se defendendo e usa palavras que nos lembra as de Jesus: "dei mais valor às palavras de sua boca [as de Deus] do que ao meu pão de cada dia".
Salmo 23 — A beleza do salmo tem encantado milhões através dos séculos. A confiança e a dependência de Davi mostram a profundeza do seu relacionamento com o Senhor. "Não temerei perigo algum" v. 4, diz ele, certo da vitória e da sua posição garantida na casa de Deus.
Provérbios 23.4 — Palavra que cai como luva hoje sobre aqueles que esgotam suas forças tentando ficar rico. Isso é tolice. Bom senso sabe que elas desaparecem logo..
Provérbios 23.29-35 — Quem pode ler estes versos e ainda defender o uso da bebida alcoólica? Só que insiste em receber as bofetadas dos outros.
Josué 23.12-19 — No meio desta bela despedida de Josué, ele ressalta o perigo do povo de Deus se associar com os pagãos da terra. As nações "se tornarão armadilhas e laços para vocês". Assim, deixaria de ser o povo santo. Da leitura de ontem, Provérbios 22.24-25 nota também que se acaba "imitando essa conduta" daquele que tem mau humor e do irado "e cairá em armadilha mortal".
Isaías 23 — A profecia contra Tiro denuncia o centro comercial da região e dá como motivo seu "orgulho e vaidade" v. 9.
Atos 23.11 — O Senhor está "ao lado" daqueles que mostram fidelidade em anunciar a sua mensagem. Ele dá coragem e promete que alcançarão novos campos.
—James Randal