O batismo e o sangue de Cristo

Como é que uma pessoa entra em contato com o sangue de Cristo no batismo?

O batismo é descrito no Novo Testamento como uma lavagem, 1Co 6.11; Tt 3.5; Hb 10.22. Veja especialmente Ef 5.25-26: "Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra" (NVI).

Os benefícios do sangue de Cristo são descritos de várias formas, entre estas como uma purificação de todo pecado, 1Jo 1.7.

Existe, portanto, uma conexão entre o batismo e o sangue de Cristo. O sangue de Cristo efetua a purificação. Somos informados, como esperaríamos, quando esta purificação ocorre: no momento da lavagem na água mediante a palavra. Foi assim que Ananias informou Saulo: "E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele" At 22.16.

Nada que a água física contém tem efeito espiritual, 1Pd 3.21. O Novo Testamento deixa claro que é pelo sangue de Cristo que somos purificados.

Embora uma passagem figurativa, que fala de vestes para representar suas almas, o livro de Apocalipse deixar claro:

"Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro" Ap 7.14; ver 22.14.

Posto que a lavagem, ou purificação, do pecado ocorre na imersão na água, a imersão serve como o ponto em que a velha pessoa morre, e é criada a nova pessoa em Cristo. A imersão, portanto, é ligada ao perdão dos pecados e à salvação, At 2.38; 1Pd 3.21.

Quando se entende a necessidade da imersão para a salvação e a diferença que este passo faz para o futuro, a pessoa deve se apressar para obedecer, sendo imergida para obedecer assim o Senhor.